domingo, 15 de março de 2015

Alzheimer parte III

Voltei a entrar por aquela porta.

Não sei o que me esperava,
Nem o que acontecia.

Passaram-se décadas desde que lhe toquei,
Pela primeira vez,
A sua pele.

Teria ela 20 anos e eu mais 10.

Os seus longos cabelos pairavam na brisa primaveril,
Doirados, muito brilhantes,
E os seus olhos meigos olhavam-me com delicadeza.

Sempre fui um homem de paixões,
De histórias,
De muita vida.

Ela atenciosa,
Bondosa,
Simplesmente maravilhosa.

Peguei na sua mão e levei-a
Comigo pelo mundo.
Fiz com que visse as mais lindas paisagens,
Para que ficasse na sua memória
A mais bela paixão.

Corremos o mundo,
Trazendo connosco
O mais belo ninho.

Entrei pela porta da sala grande escura,
Cuja a sombra cobria um rosto pálido e só.

Ela sentada à janela mirando o melro que tinha poisado,
Esticava o seu pequeno dedo, 
Cuja sombra abanava no chão.

No tremer dos seus olhos brotavam lágrimas,
Lágrimas de solidão,
De dor,
De mágoa.

Ela esticava o dedo na esperança que o pequeno melro voltasse
A poisar nos seus dedos magros e deformados.

Não haveria maior alegria do que voltar a correr no prado,
Verde e fresco deixado pelo orvalho da manhã,
Saltar por rochas, pedras e pedrinhas,
Cheirar as mais belas flores,
E tocar ao de leve a água límpida do riacho.

Ali está ela deitada na poltrona
Com o seu vestido amarelo canário.
A enfermeira colocou uma pequena madeixa de cabelo grisalho atrás das orelhas,
Juntamente com batom e verniz rouge.

Hoje é o último dia da meta,
Amanhã será o derradeiro e obscuro final.

Toco-lhe ao de leve nas maçãs do rosto
Na esperança de que se recorde do grande amor de outrora,
Onde corríamos contra as marés para fazê-lo vincar-se nos nossos corações.

Ela olha-me intensamente,
Corrompendo os sangue nas minhas veias
E parando a minha respiração.

Solta um gemido confuso e triste,
Como quem se despede de nós.

Aperta a minha mão com força,
Aconchegando-a no seu peito.

E ao meu ouvido ela solta:
"Nunca me esquecerei de nós."



1 comentário:

  1. Marta Maria, vai ao mail pah, mandei sms por la. Tas viva? Nao tenho o teu nr. Sodades tuas macaca. beijoca gigante (apaga este coment depois de leres xD)

    ResponderEliminar